Durante a tarde de sexta-feira, 23 de junho a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Porto União, foi representada pela secretária Pedagógica Ana Cláudia Lino na reunião do Censo Escolar. A reunião teve como objetivo as pautas para o sucesso no ensino nas Escolas Públicas, Privadas e instituições como é o caso da APAE de Porto União.

A reunião de trabalho do Censo Escola, foi coordenador pela senhora Josiane Hauffe, que é a coordenadora Regional do Censo Escolar e ocorreu na sala de vídeo da Escola de Educação Básica Balduíno Cardoso, que recebeu educadores de escolas Públicas, Particulares, instituições e da própria Secretaria Municipal de Educação de Porto União. O Censo Escola da Educação Básica, terá duas etapas, sendo a 1ª para acontecer agora que é fazer o levantamento de todas as informações sobre a escola, professores, equipes, alunos ter um verdadeiro Raio X do ambiente escolar. Já a 2º etapa terá o inicio de sua conclusão para o mês de fevereiro de 2024, quando as escolas terão uma visão geral sobre a vida escolar do aluno e se ele foi ou não aprovado para o ano seguinte.

Outro ponto enfatizado na reunião do Censo Escolar foi sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que a escola tem o dever de cuidar e não deixa estas informações serem repassadas para terceiros. A orientação ainda foi que só se passe dados para a pessoa que matriculou o aluno e se o Poder Judiciário da cidade determinar o repasse ou envio de informação, pelo contrário não deve se passar. Destacando que com as informações atualizadas sobre o Censo Escolar em casa cidade, o Governo Federal, poderá ter uma visão geral de recursos a ser destinado para cada município. Por isso é fundamental manter o filho (a) matriculado e acompanhar a vida escolar e dizer NÂO a Evasão Escolar. Com recursos enviados será possível investir nas escolas de Porto União.

O Censo Escolar para a APAE de Porto União, será destinada para a turma do Atendimento Educacional Especializado (AEE), que é um dos públicos atendidos diariamente pela instituição.

O Censo Escolar:

O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira. É coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. A pesquisa estatística abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional.

Foto: Comunicação APAE Porto União