APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Porto União

Acesso ao site VLibras - Atalho nº 4 Acessibilidade

APAE de Porto União

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE é uma entidade civil, filantrópica, de caráter cultural, assistencial e educacional, sem fins lucrativos. Ela possui autonomia administrativa e jurídica perante a administração pública e as entidades privadas.

A APAE de Porto União atende diariamente e de forma gratuita pessoas com deficiência intelectual e múltipla de todas as idades há 48 anos. O trabalho desenvolvido pela instituição preza pela qualidade.

Os serviços ofertados são de atividades em sala de aula, realizadas pelos professores, aulas de informática, artes e educação física e os atendimentos nas áreas de: odontologia, neurologia, psiquiatria, serviço social, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, neuro psicopedagogia, nutrição e técnico em enfermagem. O atendimento realizado em nossa APAE é único no município que beneficia a pessoa com deficiência e suas famílias.

Nossa história

No dia 17 de junho de 1972, um grupo de pessoas da comunidade de Porto União reuniu-se na sede do CROP (Centro Regional de Orientação Pedagógica), pela primeira vez, com o intuito de fundar a APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - nesta cidade. Nesse primeiro encontro, formou-se uma equipe que ficou encarregada de elaborar os estatutos e indicar as pessoas que iriam compor a chapa da primeira diretoria.

Quatro meses após essa reunião, toma posse a primeira diretoria, tendo como presidente o Sr. Ari Kruger dos Passos. No dia 21 de junho de 1972, foi inaugurado o CRANS (Centro de Recuperação Antonieta Nogueira Soares). Na inauguração, o presidente Sr. Ari Kruger dos Passos salientou o espírito humanitário do casal Dr. Lauro Muller Soares, justificando a escolha da Senhora Antonieta Nogueira Soares para patronesse da escola.

Em março de 1973, iniciaram-se as aulas, num prédio do colégio São José que estava alugado para a Prefeitura Municipal de Porto União, e esta cedeu as dependências para o funcionamento da Escola Especial Antonieta Nogueira Soares, hoje, Instituição Especializada em Educação Especial Antonieta Nogueira Soares - IEEE. Hoje, a escola funciona com sede própria, na Avenida João Pessoa, 619, centro de Porto União. Essa foi adquirida em 11 de julho de 1975 pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE por meio de verba concedida pelo governo do estado de Santa Catarina. A APAE é uma entidade civil e filantrópica, sem fins lucrativos, de abrangência municipal, a qual mantém a Instituição Especializada em Educação Especial Antonieta Nogueira Soares, o seu serviço destina-se à reabilitação, assistência e integração da pessoa com deficiência na sociedade, procurando oferecer oportunidades de trabalho para que este supere, na medida do possível, suas dificuldades. A APAE busca por meio de recursos existentes e disponíveis, o desenvolvimento intelectual, social, e físico dos seus alunos.

Visão e valores

Nossa missão

A missão da APAE é promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção e orientação, prestação de serviços educacionais e apoio à família.

Nossa visão

Manter-se como instituição de referência no atendimento ao Deficiente Intelectual e/ou Múltiplo nas áreas de Assistência Social, Educação e Saúde.

Seja voluntário

Seja um voluntário da APAE de Porto União

Você sabia que as doações à APAE podem ser feitas de diversas maneiras? Sim! E sua ajuda irá fazer grande diferença na vida de diversas pessoas.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, manter as configurações de acessibilidade, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao prosseguir você concorda com nossos termos de uso.