Os alunos do período da tarde da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Porto União, tiveram uma atividade diferente na programação do mês de maio, sendo um momento de ouvir uma história com o título “Os bichinhos do Jardim”, que foi tema das professoras Gislaine Silva e Laura Maiara Valin.
A atividade de ouvir a história, ocorreu na Sala de Mídia, onde as educadoras montaram um cenário, e quando os alunos entrassem no ambiente poderiam se sentir em uma linda floresta e em seguida puderam ver os livros que foram feitos pelos alunos das turmas Serviço de Atendimento Específico (SAE) e Transtorno do Espectro Autista (TEA) e em seguida ouvir e ver a história, que foi reproduzida na televisão.
“O objetivo e técnicas utilizadas ao recriar a história “Os bichinhos do Jardim”, os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver habilidades cognitivas e de coordenação, como a criatividade, a atenção, a curiosidade, noções espaciais, motricidade fina e grossa”, destacou a professora Laura. Já a educadora Gislaine enfatiza o material utilizado. “Para a produção dos livros foram utilizadas técnicas diferenciadas, são elas: recorte, colagem, pinturas com dedo, com esponja, com pincel, com lápis e giz de cera. Foram utilizados como materiais de apoio, forminha de brigadeiro, papel color set, sulfite, tinta PVA, tesoura e papel crepom”, declarou.
Segundo as educadoras os alunos do SAE /TEA possuem especificidades diferentes, sendo necessário adaptar as atividades de acordo com as habilidades que cada um apresenta.
Foto: Comunicação APAE Porto União