Numa ampla parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Porto União, Associação dos Artistas Plásticos do Vale do Iguaçu, Academia de Letras do Vale do Iguaçu (Alvi), GGE Gráfica e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Porto União, ocorreu na noite de segunda-feira, 04 de dezembro, o lançamento do livro “Poemas feitos com Amor”, da aluna da APAE, Andrea Rocha.

O livro de poemas da educanda da APAE Andrea Rocha, conta com 49 poemas e ao todo 35 artistas da Associação dos Artistas Plásticos do Vale do Iguaçu, deram a sua contribuição para que o livro ficasse mais bonito e valorizando a cultura local e regional. A Alvi através da senhora Karim Siebeneicher Brito, ficou com a parte da correção ortográfica e o senhor Claudio Gugelmin, com a diagramação do livro.

Em sua fala o presidente da Associação dos Artistas, Israel Checozi, parabenizou a poetisa e afirmou que ela sem dúvida mostrou para a sociedade a sua capacidade e talentos em demonstrar com as palavras o verdadeiro sentimento em suas várias formas.

O prefeito de Porto União, Eliseu Mibach, na oportunidade foi representado pela secretária de Educação, Aldair Wengerkiewicz Muncinelli, que enfatizou a união de todos em prol do sonho da aluna e principalmente da palavra inclusão na educação. Já a diretora da APAE, Lorena Scheffer Redolfi, falou do sonho de Andrea ter o seu livro, há mais de três pedido e tendo o sonho concretizado junto a setor de comunicação da instituição e do Jornalista e Produtor Cultural Marciel Borges. Outra referência no apoio do trabalho foi da professora e poetisa Cláudia Taiz Werly, que diariamente trabalha os poemas com Andrea.

“Hoje a pessoa mais especial aqui é a Andrea Rocha, a qual quero em nome da diretoria da APAE de Porto União, parabenizar pelo lançamento do seu livro de poemas. Quero também parabenizar a equipe da APAE que deram o total apoio para o sonho da nossa aluna e também da Prefeitura de Porto União, da Alvi e da Associação dos Artistas Plásticos do Vale do Iguaçu. Quero utilizar uma frase de um ex-presidente da APAE já nos deixou o Luis Alfredo, onde ele afirmava: num time de futebol, um faz o gol, mas para o gol ser feito foi uma equipe trabalhando para o sucesso, e na APAE é assim. Parabéns Andrea pelos seu livro e pelos 49 poemas”, destacou o presidente das APAE de Porto União, Aloísio Francisco Salvatti.

A secretária de Cultura e Turismo de Porto União, Alice Schnornberg, enfatizou a parceria em prol do sonho e da inclusão na sociedade. “Parabéns a Andrea pelo belo trabalho e de estar nos presenteando com lindos poemas. E dizer que está noite marca mais um importante passo para a palavra inclusão e não só na escrita, mas em ação, pois com o livro a sociedade poderá ver e adquirir conhecimento de uma pessoa que tem deficiência como todos nós podemos ter, mas que cada um tem o seu potencial. E muito obrigado a APAE de Porto União, por nos procurar para ajudar neste sonho e podem contar com a Cultura da Prefeitura de Porto União, sempre”, finalizou Alice.

Destacando que os 35 artistas ao final do evento receberam o seu certificado na participação do projeto do livro, onde poderão inserir junto a sua galeria de certificados e nas plataformas junto ao setor cultural para poder ter o apoio do Governo Federal, nas duas leis (Lei Paulo Gustavo) e (Lei Aldir Blanc). Os livros foram doados pela Prefeitura de Porto União, e sendo ao todo mil exemplares com entrega gratuita.

A autora Andrea Rocha:

Andrea Rocha tem 45 anos, é natural de Porto União (SC) e nasceu em 05 de julho de 1977. A autora deste livro de poemas é aluna da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Porto União há mais de 10 anos e, segundo laudo apresentado por seu médico, tem deficiência intelectual moderada (CID F72). Este laudo afirma que: “Paciente tem dificuldade importante na comunicação e em relações sociais, assim como na aprendizagem”. Mesmo com o laudo que confirma a sua deficiência, Andrea mostra a sua capacidade de fazer lindos poemas com diversos temas da cultura brasileira religiosa e homenageia a sua família, amigos e colegas da APAE de Porto União. A autora dos poemas com o título “Poemas feitos com Amor” espera fazer a diferença em sua vida com belas palavras e mostrar que mesmo com suas dificuldades é possível realizar um sonho que é ter o seu livro de poemas, como era o sonho de Andrea, que hoje se torna realidade. “Todos tem capacidade. Basta acreditar e apoiar”.

Foto: Comunicação APAE Porto União