As atividades em parceria entre saúde e pedagógico na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Porto União, teve continuidade na manhã de segunda-feira, 27 de novembro, com o trabalho de fazer um gostoso Brigadeiro de Banana e incentivar a prática do consumo de alimentos que fazem bem para a saúde.

Para a realização do Brigadeiro de Banana, na Casa Vida Diária, a programação teve início na apresentação do Show de Talentos, no dia 21 de novembro, quando os alunos da turma do Atendimento Educacional Especializado (AEE), fizeram a apresentação da importância de consumir frutas e verduras e que é possível fazer um gostoso lanche com a presença de outros produtos. Com essa ideia as educadoras Claudete Rodrigues Vieira e Marli Richardt, conversaram com a Nutricionista Renea Barbosa do Prado e com o apoio da estudante de Nutrição Suelen Angeli, e foram para a cozinha com os alunos para fazer um Brigadeiro de Banana e ao final todos puderam comer e ver desenho na TV.

Segundo Renea é de muita importância fazer uma atividade diversificada com os alunos e ajudar eles a descobrir que comer uma fruta e verduras, mas que pode sim as vezes colocar um ingrediente como foi o chocolate, não vai fazer mal.

Receita: Brigadeiro De Banana

– 2 bananas médias (100g)

– 2 colheres (sopa) de cacau em pó (20g)

– 4 colheres (sopa) de farinha de aveia (60g)

– 5 colheres (chá) de açúcar mascavo (25g)

– 4 castanhas-do-pará picadas (15g)

– Chocolate granulado.

Amasse bem as bananas e coloque no micro-ondas por mais ou menos 1 minuto (até que elas fiquem bem amolecidas). Acrescente o restante dos ingredientes, menos o granulado. Misture tudo muito bem até virar uma massa. Coloque na geladeira por pelo menos 30 minutos; depois faça bolinhas e passe no granulado. (Rende em torno de 20 brigadeiros pequenos).

Foto: Comunicação APAE Porto União