Uma importante ação do Programa Prevenir da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Porto União, foi realizado na manhã de terça-feira, 14 de novembro, e teve como público os colaboradores da instituição com os temas: Outubro Rosa e Novembro Azul, com a presença da Enfermeira da Prefeitura de Porto União, Jacqueline Kseniuk.  

A conversa ocorreu no pátio da instituição, onde pode reunir todos os colaboradores das diversas áreas de atuação e pode ser repassado informações valiosas sobre a importância de cuidar da saúde e da prevenção de doenças. O primeiro ponto foi sobre o Outubro Rosa, onde foi enfatizado sobre os cuidados que as mulheres devem ter. Já o segundo momento foi sobre o Novembro Azul, e da real situação que leva muitos homens não procurar a Unidade de Saúde e fazer os exames de rotina devido ao preconceito.

Durante a conversa os convidados puderam tirar dúvidas e compartilhar experiências da importância de fazer sempre um exame e evitar que a doença qual for ela tem tratamento se feito corretamente. Ao final do evento a equipe da APAE d Porto União, agradeceu a presença da Enfermeira Jacqueline Kseniuk, como da acadêmica de Nutrição da Universidade do Grande Vale (Ugv), Daniela Weczorkoski Gomes, que juntas já estiveram na APAE trazendo informações para os alunos sobre o mesmo tema e na data de hoje para os colaboradores. Para agradecer todo o trabalho foi feito a entrega de uma lembrança. Os colaboradores também receberam um marca página com o dizer: “Outubro Rosa. Mês de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e do colo de útero” e do “Novembro Azul. Homem que se cuida tem atitude… Valorize a vida!” Programa Saúde na Escola Porto União.  

Foto: Comunicação APAE Porto União