Os alunos que estão matriculados na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Porto União, em destaque nas turmas do Atendimento Educacional Especializado (AEE I e II), estiveram realizando mais uma importante atividade para a vida e de cuidados com a saúde do corpo. O trabalho desenvolvido foi feito pela Terapeuta Ocupacional (T.O), Suzana Zielinski, com a utilização de tinta guache.

Para a realização da atividade a T.O encaminhou os alunos das professoras Claudete Rodrigues Vieira e Marli Richardt, para a sala da profissional, onde lá puderam receber as devidas orientações da importância de cuidar da saúde e de sempre manter o corpo limpo, cuidado e também de fazer a troca de roupa. Para o ensinamento ficar mais fácil na compreensão dos alunos, a T.O fez a pintura das mãos com a utilização de tinta guache e várias cores. Depois da pintura e a tinta secar foi dado o segundo passo afirmando que as mãos estavam sujas e que logo já era a hora de fazer o lanche e o ideal é sempre lavar as mãos antes de comer. Diante disso foi feito a explicação e dado a ajuda para cada aluno a fazer corretamente a limpeza das mãos com a utilização de sabonete e depois de limpas secar bem.

A Terapeuta Ocupacional, Suzana Zielinski, enfatiza o trabalho feito e da importância deste treinamento para o aluno que será para a vida toda. “Atividades de Vida Diária (AVD’s) são ações simples relacionadas normalmente ao cuidado pessoal, como: escovar os dentes, tomar banho, trocar a roupa, pentear o cabelo, lavar as mãos, entre outras. O treino dessas habilidades se faz importante, principalmente para crianças com Transtorno do Espectro Autista, como elas têm dificuldades em aspectos sociais e de comunicação, elas não apresentam a habilidade de imitar o que os adultos fazem, por isso apresentam mais dificuldade em aprender. O treino pode ser realizado na casa da criança, desde que acompanhado por um Terapeuta Ocupacional, e em clínicas e APAEs que tenham a sala de AVD’s. O treino tem como objetivo principal proporcionar maior independência e autonomia para o paciente”, finalizou Suzana.

Foto: Comunicação APAE Porto União