O trabalho que é desenvolvido pela profissional de Terapia Ocupacional (T.O) da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Porto União, Suzana Zielinski, ainda no mês de agosto, deixou o ambiente educacional e foi para as ruas ao redor da instituição com o tema de mobilidade e segurança.

A atividade foi realizada durante a tarde, onde com os alunos da professora Claudete Rodrigues Vieira, foi possível realizar a atividade sobre a segurança ao atravessar uma via pública com a atenção ao olhar para os dois lados, seguido de utilizar a faixa de pedestre e sempre atravessar a via em direção reta para a segurança do aluno e que os condutores respeitem a sinalização. Outro ponto enfatizado pela T.O foi que a mobilidade não é só com o transporte público, veículo, moto ou patinete, mas o caminhar pelas calçadas e atravessar a via é uma mobilidade e que faz toda a diferença para o bem estar do aluno.

Suzana destaca a importância do trabalho realizado junto com os educandos em via pública e do valioso repasse das informações para a vida. “A falta de noção de perigo é uma das principais preocupações dos pais de uma criança com autismo. Na APAE utilizamos jogos na Play Table sobre trânsito e realizamos treinos na rua, para que a criança generalize e compreenda que é necessário esperar, segurar na mão, atravessar a rua de mãos dadas e no semáforo (quando disponível). Os treinos são realizados em conjunto com as professoras responsável pela turma”, finalizou a Terapeuta Ocupacional.

Foto: Comunicação APAE Porto União