Os alunos das turmas do Serviço de Atendimento Específico (SAE) e Transtorno do Espectro Autista (TEA), que tem como professoras Laura Maira Valin e Gislaine da Silva, realizaram no início do mês de setembro as atividades com o tema da Semana da Independência em destaque o 7 de Setembro. Na oportunidade os alunos puderam demostrar o seu amor ao seu modo pela Bandeira do Brasil, através da pintura.
Com essa atividade a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Porto União, tem como ação fazer o diferencial no ensino e ajudar no serviço que é prestado na instituição e acima de tudo levar a informação da Semana da Independência do Brasil, para os alunos como ocorre em outras datas importantes do calendário.
De acordo com as educadoras o trabalho desenvolvido com o tema faz com que os alunos um ensinamento e utilizando técnicas que vão de encontro para o desenvolvimento de cada um, “A turma SAE/TEA está trabalhando sobre a Independência do Brasil, e para reforçar esse tema orientamos os alunos a produzir um material de intervenção cognitiva, com o tema “Bandeira do Brasil”, o qual é possível trabalhar as funções cognitivas, estimulando a coordenação motora, atenção, raciocínio lógico, resolução de problemas, memória e habilidades visuais espaciais. Além de tornar a didática da aula mais divertida e muito significativa para o desenvolvimento dos educandos”, declarou Laura.
O 7 de Setembro:
No dia 7 de Setembro comemora-se a Independência do Brasil, acontecimento esse que se passou no mesmo dia em 1822. Naquela ocasião, Dom Pedro (futuro Dom Pedro I), posicionado às margens do Rio Ipiranga em São Paulo, declarou a independência do Brasil e deu início ao processo de separação do laço colonial do Brasil com Portugal. Esse dia é atualmente um feriado nacional que celebra a memória desse acontecimento.
Foto: Comunicação APAE Porto União