Durante o mês de agosto, várias educadoras da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Porto União, estão trabalhando com os seus alunos o tema Folclore Brasileiro, e a professora Adriana Margarete Bednartchuk, da turma do Serviço de Atendimento Específico (SAE I) enfatizou as atividades na parte culinária.

Na manhã de segunda-feira, 28 de agosto, Adriana esteve junto com os educados na Casa Vida Diária, onde lá puderam conversar mais sobre o tema Folclore Brasileiro e sobre as comidas típicas desta tradição e veio à mente a ideia de fazer junto com os alunos um bole de fubá. Para fazer o bolo a professora passou a receita no formato de vídeo na TV da Casa Vida Diária, onde os alunos prestaram muita a atenção e logo em seguida foi a vez de colocar a mão na massa.

Com a utilização de tocas e a higiene das mãos, cada aluno pode dar a sua contribuição para fazer a receita e durante a permanência do bolo no forno, puderam conversar mais sobre o Folclore e das histórias que já tenham ouvido. Depois de 40 minutos assando foi a vez de fazer o corte e cada aluno pode comer dois pedaços de bolo e assim finalizando mais uma atividade no espaço da Casa Vida Diária.

“No mês de agosto, comemora-se o folclore brasileiro, sendo este um conjunto de expressões culturais populares que englobam aspectos da identidade nacional como: Lendas, mitos, comidas típicas, etc. Na Casa de Vida Diária da instituição os alunos da turma Serviço de Atendimento Específico (SAE I), foram instigados a tal conhecimento através da culinária, fazendo um delicioso bolo de fubá, que no primeiro momento assistiram um vídeo explicativo na TV, passo a passo e após cada um ajudou no preparo do bolo. Ao final todos ficaram muitos felizes pelo trabalho em equipe e de saborear o que puderam fazer de melhor o bolo de fubá”, finalizou Adriana.

Destacando que a Casa Vida Diária, foi um projeto apresentado pela APAE de Porto União, para conseguir recursos do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD), onde obtive êxito e hoje os alunos tem um espaço para ter o acesso as orientações que vão fazer toda a diferença no dia a dia em sua residência e ajudar nas atividades diárias junto a família.

Foto: Comunicação APAE Porto União