Durante a quinta-feira, 20 de julho, os colaboradores da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Porto União, concluíram com êxito o Curso Básico de Atendimento de Emergências (CBAE) do Corpo de Bombeiros do Estado de Santa Catarina.
O curso foi feito em duas etapas, sendo a primeira no ano de 2022, no formato digital, onde os colaboradores fizeram a sua inscrição no site do Corpo de Bombeiros e fizeram a leitura e respondendo as 10 etapas do curso na forma teórica. A segunda etapa foi feito na quinta-feira, em dois espaços da APAE, sendo no pátio como no Ginásio de Esportes.
Para as atividades na prática os colaboradores da APAE receberam os colaboradores da Associação de Pais e Amigos do Deficiente Auditivo e da Fala (Apadaf) de Porto União, onde foi feito a divisão em dois grupos, sendo um no conhecimento de combate de incêndio e outro no trabalho de socorro de vítima. As mesmas informações foram repassadas para os dois grupos.
Incêndio:
No trabalho de combate a incêndio, os colaboradores tiveram as orientações de como usar o extintor e qual o extintor correto para combater o fogo. A outra atividade foi à utilização do caminhão Auto Tanque (AT-33), onde foi colocado um cone no meio da rua, e o colaborador teve que fazer a montagem da mangueira e derrubar o cone como se estivesse combatido o fogo.
Socorro à vítima:
As orientações sobre o salvamento de vítimas também foi de muita valia para os colaboradores da APAE como da Apadaf, onde foi repassadas dicas de como fazer um curativo para evitar a perca de sangue, como fazer o encaminhamento até uma Unidade de Saúde e como deve ser o chamado de resgate. Outro ponto que é muito comum na região é o corte de árvore e a pessoa fica com a perna presa, o ideal é não mexer na vítima e chamar o socorro. Outra importante orientação valiosa foi como fazer o procedimento de reanimação.
Mais qualidade:
Durante a fala da equipe do Corpo de Bombeiros de Porto União, em relação aos equipamentos que são utilizados para o salvamento de pessoas, a coordenadora da Saúde Flávia Maria Salvatti, destacou que a instituição dá total apoio em trazer o melhor em prol da qualidade para os alunos. Flávia enfatizou que a instituição tem a sua disposição o conhecido ‘Ambu’, um cilindro de oxigênio além, de muitos materiais em caso de uma urgência. Outro ponto que foi declarado que a equipe de Saúde já solicitou ao presidente da APAE, Aloísio Francisco Salvatti, um novo equipamento que deve chegar ao Brasil, que vai ajudar em caso de engasgamento.
Depois da fala da coordenadora, a equipe do Corpo de Bombeiros fez questão de parabenizar a APAE de Porto União, por ser uma instituição bem equipada em prol da vida.
O Errado X O Certo:
Uma das orientações foi como proceder para evitar mais sangramento se tive um corte na região da cabeça. Ao colocar um pano limpo fazer a colocação de faixa corretamente.
Segundo a diretora da APAE de Porto União, Lorena Scheffer Redolfi, o curso dará mais qualidade e agilidade para os colaboradores da APAE em prol de melhor atender os alunos em caso de uma emergência.
Foto: Comunicação APAE Porto União