Na noite de quarta-feira, 26 de abril, a equipe do Programa Prevenir da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Porto União, realizou mais uma importante ação para levar a informação e orientação para a Família Apaeana de Porto União, sendo um bate papo com o médico Neurologista Emerson Canelo, com o tema “Eletrônico: Autismo como Proceder?”. O evento faz patê das ações de Fortalecimento de Vínculos com Famílias: Grupo de Famílias – Cuidando de quem cuida.

Em sua fala o médico destacou a importância da família em destaque pai e mãe, dar as devidas atenções que o filho precisa e não deixar que o uso de TV, Tablet ou Celular, seja o instrumento fundamental para a vida da criança, pois com a tecnologia presente no atual modelo a criança pode se tornar uma pessoa dependente desta tecnologia e trazer prejuízos para ela ou ele. O Neurologista também enfatizou que não é para tirar os equipamentos de uma só vez das crianças, mas o pai e mãe devem fazer as devidas negociações e aos poucos ir retirando este hábito das crianças e no lugar da TV, Celular ou Tablet os pais utilizarem o tempo para novas atividades como jogar bola, brincar de boneca, brincar no pátio de sua casa, uma leitura ou deixar a criança fazendo uma pintura, mas os pais devem ficar juntos para ter um elo.

Durante o evento, os pais puderam tirar dúvidas, pois a intenção do Neurologista era trazer as orientações, mas acima de tudo ouvir as dúvidas dos pais e ajudar a resolver tais dificuldades de como evitar o consumo da tecnologia. Emerson, também destacou que o atual momento tecnológico está em todos os lugares, mas que devemos colocar limites não só para as crianças, mas para os adultos também e utilizou como exemplo: “Você liga a sua TV da sala e ao mesmo tempo pegar o celular, para ver um vídeo ou escutar áudio ou ver a imagem do grupo da família. Qual o motivo de ter dois equipamentos em uso?”.

Está ação tem como objetivo já enfatizado dar voz as famílias e ao mesmo ajudar nas situações mais críticas. Para este trabalho do Famílias: Grupo de Famílias – Cuidando de quem cuida, é formado por Assistente Social, Psicólogos, Pedagogos e Convidados como foi a presença do Neurologista. Segundo a equipe organizadora, em breve terá mais um encontro com outros temas para ajudar à Família Apaeana.

Para saber mais sobre as ações do Programa Prevenir e levar estas ações para a sua escola ou empresa, entre em contato com a APAE de Porto União, de segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h, pelo telefone (42) 3522 23 87.

Foto: Comunicação APAE Porto União