Durante a manhã do sábado, 1º de abril, os colaboradores da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Porto União, estiveram se reunindo com outras entidades de União da Vitória, para uma importante caminhada pelas ruas das cidades irmãs, para chamar a atenção da sociedade sobre o dia 2 de abril, equipe é lembrada o Dia do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

A concentração das entidades ocorreu na praça Coronel Amazonas em União da Vitória e às 9h30, teve início a caminhadas pelas ruas Visconde de Guarapuava, subindo a avenida Manoel Ribas, passando para a cidade de Porto União, pelas ruas Matos Costa, Prudente de Morais, Sete de Setembro e finalizando o percurso na praça Hercílio Luz. Durante todo o percurso um carro de som deixou uma valiosa mensagem para a sociedade sobre o que é o Autismo e como a comunidade pode fazer a sua parte em prol da inclusão.

Já na praça Hercílio Luz, um momento emocionante ocorreu quando todos os presentes cantaram uma linda música tema do Autismo e ao fim vários balões da cor azul foram soltos. Em seguida várias autoridades que fizeram todo o percurso deram a sua fala em apoio no trabalho que é desenvolvido nas instituições. A diretora da APAE de Porto União, Lorena Scheffer Redolfi, destacou a união de todos em prol de uma causa e disse que a APAE de Porto União, sempre está de portas abertas para ajudar as famílias e a sociedade sobre o tema Autismo.

Na APAE de Porto União, a sociedade tem à disposição às ações do Prevenir, que leva orientações para todos os públicos com palestras e dinâmicas sobre os temas como o Autismo, Síndrome de Down, e da importância dos futuros pais planejar a vinda de uma criança e de fazer os devidos acompanhamentos médicos antes, durante e depois do nascimento das crianças como do casal.

Para saber mais sobre o Prevenir entre em contato com a APAE de Porto União, de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h, pelo telefone (42) 3522 23 87 ou diretamente na APAE na avenida João Pessoa nº 619, centro de Porto União e converse com a equipe de Saúde e Educadores do Prevenir.

O que é o Autismo:

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) reúne desordens do desenvolvimento neurológico presentes desde o nascimento ou começo da infância. São elas: Autismo Infantil Precoce, Autismo Infantil, Autismo de Kanner, Autismo de Alto Funcionamento, Autismo Atípico, Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação, Transtorno Desintegrativo da Infância a Síndrome de Asperger e seletividade alimentar.

Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5 (referência mundial de critérios para diagnósticos), pessoas dentro do espectro podem apresentar déficit na comunicação social ou interação social (como nas linguagens verbal ou não verbal e na reciprocidade socioemocional) e padrões restritos e repetitivos de comportamento, como movimentos contínuos, interesses fixos e hipo ou hipersensibilidade a estímulos sensoriais. Todos os pacientes com autismo partilham estas dificuldades, mas cada um deles será afetado em intensidades diferentes, resultando em situações bem particulares. Apesar de ainda ser chamado de autismo infantil, pelo diagnóstico ser comum em crianças e até bebês, os transtornos são condições permanentes que acompanham a pessoa por todas as etapas da vida.

Fonte: https://autismoerealidade.org.br/o-que-e-o-autismo/

Foto: Comunicação APAE Porto União