A primeira ação do Programa Prevenir da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Porto União, teve início nesta sexta-feira, 24 de março, numa conversa com os alunos da Escola de Educação Básica Antônio Gonzaga, no bairro Santa Rosa em Porto União.

A conversa foi feita pela equipe do Prevenir, composta pela Fisioterapeuta Carina Schmidt Godoi, Assistente Social, Elvira Lipka e pelas educadoras Carina dos Santos, Claudete Rodrigues Vieira e Maiara de Bairros Rodrigues dos Santos, que puderam destacar sobre a Síndrome de Down e da importância de cuidar da saúde no presente e para se ter uma vida melhor no futuro. As atividades de conversa do Prevenir, ocorre em dois moimentos, na parte da manhã com os adolescentes que puderam receber orientações e em seguida ver um vídeo dos alunos da APAE que tem Síndrome de Down. Na oportunidade três alunos participaram de uma dinâmica e tiveram que colocar a meia e o tênis com a utilização de uma só mão e em seguida com os olhos fechados para sentir e os colegas verem como é a vida de uma pessoa com deficiência, mas que é possível vencer as barreiras.

Já na parte da tarde as atividades foram direcionadas para as crianças e nesta ação as educadoras com o apoio da Fisioterapeuta, utilizaram vídeos infantis para trazer a informação sobre a Síndrome de Down e o vídeo dos alunos da APAE de Porto União e finalizaram a atividade cantando uma música de autoria das professoras da instituição sobre o tema Síndrome de Down

Depois da dinâmica a direção da escola agradeceu a presença da APAE para uma conversa com os alunos. A equipe do Programa Prevenir, em nome da direção e diretoria deixou o convite aberta para que os alunos e seus familiares que tiverem tempo e vontade de conhecer a APAE e o trabalho que é desenvolvido na instituição quer as portas sempre estão abertas.

Foto Comunicação APAE Porto União