Em lembrança ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), a Secretaria Municipal de Cultura de Porto União e a Academia de Letras do Vale do Iguaçu (Alvi), realizaram no final da tarde de quarta-feira, 8, a solenidade de homenagem para mulheres que contribuíram com a sociedade local e uma pessoa em destaque foi a senhora Antonieta Nogueira Soares, patronesse da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Porto União.

A solenidade teve como objetivo deixar registrado no Memorial na Praça da Mulher, o nome de mulheres que deixaram a sua marca em prol de ajudar no desenvolvimento de Porto União. Na oportunidade a patronesse que dá o seu nome para a APAE de Porto União, teve o seu nome colocado no Memorial.

A APAE de Porto União, no evento foi representada pela diretora Lorena Scheffer Redolfi.

Biografia: Antonieta Nogueira Soares

Nasceu na cidade de Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais (MG), em 13 de junho de 1912. Casou-se com o médico Lauro Muller Soares em 1935. Vieram de Belo Horizonte, para fixar residência em Porto União e União da Vitória. Ele, médico fundador do Hospital de Caridade São Braz, pessoa abnegada e dedicada ao atendimento dos doentes fosse eles de família abastadas ou até mesmo dos mais pobres e humildes. Ela, esposa dedicada, compreensiva, meiga e caridosa. Doou o primeiro enxoval para o Hospital São Braz.

O casal teve três filhos: Lauro Antonio Nogueira Soares, Caio Márcio Nogueira Soares e Luiz Roberto Nogueira Soares, que foram criados em nossas cidades, sempre sob o olhar cuidadoso e dedicado dos pais, principalmente da mãe, que escolheu dedicar sua vida à família.

Antonieta faleceu em 30 de outubro de 1975, vítima de uma parada cardíaca na cidade de Porto União e está sepultada em Curitiba (PR).

Foi indicada como Patronesse da APAE de Porto União, por seu espírito altruísta, doar o que era necessário para o conforto e bem estar do próximo sem esperar receber nada em troca. Amigos da família sugeriram essa singela homenagem para que, essa pessoa maravilhosa não ficasse esquecida no tempo. Justa e merecida homenagem.

Foto: Comunicação Prefeitura de Porto União