O Coral Amor Especial da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Porto União, esteve na noite de terça-feira, 26 de setembro, na cidade de Calmon (SC), para realizar uma apresentação nas atividades do Setembro Amarelo.
Durante todo o mês a Prefeitura da cidade fez várias ações como troca de ideias e palestras em prol de ajudar a sociedade em algum caso que venha a fazer uma pessoa a querer tirar a própria vida. Em Porto União e União da Vitória, a sociedade pode contar com a equipe do Pró Vida e em Calmon a comunidade tem a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que sempre está à disposição em prol de ajudar e dar o apoio para as famílias como para a pessoa.
O convite para o Coral Amor Especial da APAE de Porto União, fez parte da programação e da valorização da vida e que todos tem a chance de ser um vencedor e ter o apoio do próximo. Em Calmon o tema foi: “Setembro Amarelo Você não está Sozinho” e as atividades realizadas pode ser acompanhada pela comunidade como para os alunos da Rede Municipal, Estadual e para as pessoas que são atendidas pela Saúde da cidade.
Setembro Amarelo:
Setembro Amarelo marca a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Durante todo o mês, a iniciativa tem como objetivo chamar a atenção para a importância de discutir e promover ações a respeito do suicídio.
De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), desde 2014, em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), o Brasil realiza essa campanha de conscientizar a sociedade e fomentar com informações relacionadas à prevenção do suicídio no país.
Nesse sentido, em sua nona edição, o tema é “Se precisar, peça ajuda!”. Vale ressaltar que a campanha é realizada durante todo o mês de setembro, mas o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é celebrado no dia 10/09 e endossado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Segundo a OMS, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo. Mas também informa que existem episódios subnotificados, o que pode chegar a mais de 1 milhão de casos. No Brasil, a estimativa é de 14 mil casos por ano, o que leva em média trinta e oito pessoas cometem suicídio por dia. Entre 2010 e 2019, o país registrou em torno de 112.230 mil mortes por suicídio.
O NASF:
O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) foi criado em 2008 pela Portaria GM/ MS nº 154 de 24 de junho de 2008 (revogada pela Portaria GM/ MS nº 2.488 de 21 de outubro de 2011), com o objetivo de aumentar a resolutividade e capacidade de resposta das equipes de saúde da família aos problemas da população.
Esse núcleo é composto por profissionais de diferentes áreas do conhecimento que, atuando de maneira integrada às equipes de saúde da família nelas incluídas as equipes de saúde bucal, qualificam o atendimento às pessoas. Espera-se que a inserção desses profissionais amplie o olhar e as ações do cuidado, trazendo como consequência a diminuição do número de encaminhamentos a outros serviços e maior satisfação aos usuários.
O NASF não se configura em um serviço de especialidades na Atenção Básica e deve realizar ações compartilhadas com as equipes de saúde da família, visando à ampliação da clínica e mudança das práticas, contribuindo para uma melhor qualidade de vida para as comunidades.
Com informações do www.gov.br
Foto: Comunicação APAE Porto União