Alunos, professores, direção, diretoria e colaboradores da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Porto União, estiveram na manhã de quinta-feira, 7 de setembro, participando do Desfile da Independência do Brasil, que em 2023 completa 201 anos.
O desfile teve a organização da Secretária Municipal de Educação de União da Vitória (PR) e o início das atividades foi em Porto União, com direção à cidade paranaense. A APAE de Porto União foi o grupo de número 38 a fazer a sua passagem perante a sociedade e as autoridades das duas cidades e assim mostrando o seu carinho pelo Brasil e democracia. A Bandeira do Brasil, na oportunidade foi levada pela diretora da APAE senhora Lorena Scheffer Redolfi, e os alunos puderam levar placas das diversas atividades que são desenvolvidas diariamente na APAE de Porto União, como também a presença da nova van que foi adquirida com o apoio do Projeto: Qualificação do atendimento da APAE Porto União – NUP 25000.015733/2019-98 do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD).
Durante todo o percurso os alunos da APAE foram aplaudidos e agradeceram o carinho de todos em forma de um aceno como de um sorriso. Ao final a Família Apaeana de Porto União, se reuniu para fazer uma foto para deixar registrado este momento cívico na sua história.
História da Independência do Brasil:
A independência do Brasil aconteceu em 1822, tendo como grande marco o grito da independência que foi realizado por Pedro de Alcântara (D. Pedro I durante o Primeiro Reinado), às margens do Rio Ipiranga, no dia 7 de setembro de 1822. Com a independência do Brasil declarada, o país transformou-se em uma monarquia com a coroação de D. Pedro I.
Causas da independência do Brasil:
A independência do Brasil foi declarada em 1822 e esse acontecimento está diretamente relacionado com eventos que foram iniciados em 1808, ano em que a família real portuguesa, fugindo das tropas francesas que invadiram Portugal, mudou-se para o Brasil.
A chegada da família real no Brasil ocasionou uma série de mudanças que contribuiu para o desenvolvimento comercial, econômico e, em última instância, possibilitou a independência do Brasil. Além disso, o Brasil experimentou, em seus centros, um grande desenvolvimento resultado de uma série de medidas implementadas por D. João VI, rei de Portugal.
Instalado no Rio de Janeiro, o rei português autorizou a abertura dos portos brasileiros às nações amigas, permitiu o comércio entre os brasileiros e os ingleses no âmbito econômico.
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/
Foto: Comunicação APAE Porto União