Um novo equipamento foi adquirido pela equipe da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Porto União, que vai ajudar no atendimento para alunos que precisam ser retirados de uma cadeira de rodas, para ser colocado com segurança numa cama ou tatame. O novo equipamento é um guincho de transferência.
O guincho era um sonho antigo da equipe de Saúde da APAE, pois traz a possibilidade de tirar uma pessoa de um local e colocar em outra com mais segurança e qualidade e trazendo benefícios para o bem estar do aluno como dos educadores, que não vão precisar fazer esforça física e até mesmo trazer prejuízos para a sua saúde. Segundo a equipe do setor Administrativo da instituição, o valor para a compra do guincho foi através do edital 001/2023, com recursos da Vara Criminal da Comarca de Porto União, que destinou o valor total de R$ 10.046,51 e sendo 2.994,55 para o guincho.
Segundo a coordenadora da Saúde da APAE de Porto União, Flávia Maria Salvatti, o equipamento fará toda a diferença para atender os alunos da instituição. “É um equipamento que serve como elevador para as transferências dos alunos com mobilidade reduzida, da cadeira de rodas para maca, tatame e vice-versa. O guincho foi adquirido pela APAE com o intuito de prevenir lesões (coluna, joelhos) nos profissionais que realizam as transferências, promovendo um conforto maior para os alunos. O guincho é hidráulico, suporta até 180 quilos”, enfatizou Flávia.
Durante as férias dos alunos a equipe de Saúde da APAE, esteve se reunindo com os educadores e fazendo as devidas explicações de como funciona o equipamento e os professionais até fizeram uma simulação para a explicação na prática.
Ainda de acordo com a senhora Flávia, quem ganha com toda essa estrutura são alunos, e ela destaca o trabalho que vem sendo feito pela diretoria que dá total atenção aos pedidos e o carinho especial do presidente da APAE Aloisio Francisco Salvatti.
Foto: Comunicação APAE Porto União