Durante toda a sexta-feira, 7 de julho, alunos e colaboradores da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Porto União, foram representados no IV Encontro Estadual de Autodefensoria e 1ª Encontro dos Coordenadores Regionais de Famílias de Santa Catarina, em Curitibanos.

O encontro contou com a presença da presidente da Federação das APAEs do Estado de Santa Catarina, Alice Kuerten, que foi recebidas também pelo casal Autodefensor do Estado Rosa Maria Silva e Claudemir Rissi, que juntos deram as boas-vindas para autoridades locais e de outras APAEs do Estado.

Durante a programação ocorreu várias atividades como a palestra “Autodefensoria e Família no processo de Autonomia da Pessoa com Deficiência”, com a senhora Vanessa Ferreira. Como também a apresentação de musicoterapia com Ana Carolina Heller. As atividades da tarde, também foi de musicoterapia, mas também com o foco na eleição para a escolha no novo casal Autodefensor do Estado de Santa Catarina, tendo como candidata a atual Autodefensora que é aluna da APAE de Porto União, Rosa Maria Silva. Antes de cada Autodefensor ir a urna, correu uma conversa com Jeferson Fanton, que já atuou na área eleitoral e atua hoje no cartório em Curitibanos. Depois da conversa ocorreu a eleição e até o final do encontro todos os presentes puderam ter o resultado, sendo:  Titulares Isabeli Macedo de Ávila e Gabriel Arcanjo Raulino, ambos da APAE de Antônio Carlos na região da grande Florianópolis. Já o casal suplente são: Rosa Maria Silva do Planalto Norte da cidade de Porto União e Luiz Miguel Custodio Peluso da Região do Contestado da cidade de Monte Carlo.

O casal Autodefensor eleito já assume o cargo e tem o período de gestão por três anos, e o papel deles é ouvir cada APAE de Santa Catarina e levar os pleitos em prol da qualidade do serviço e garantir que os diretos e deveres da pessoa com deficiência seja cumprido. O casal também deve respeitar o regimento e trabalhar em prol da coletividade e não para o bem próprio.

Foto: Comunicação APAE Porto União