Uma das grandes apresentações que a APAE de Porto União, fez no Festival Nossa Arte de 2023, foi com o teatro “O Monge João Maria”, que relembra a Guerra do Contestado que ocorreu no período de outubro de 1912 até agosto de 1916, nas divisas do Paraná e Santa Catarina. O teatro teve como objetivo chamar a atenção para um dos principais personagens que foi o Monge e sua profecias.
Os alunos da APAE de Porto União, subiram ao palco por volta das 15h30, e deram um verdadeiro show de apresentação e de valorização da história da cultura da região Sul do Brasil. No palco foi destacado os principais momentos como da chegada do Monge em Porto União e União da Vitória, as suas profecias, a presença de muitas cruzes e a principal delas a colocação hoje no ponto turístico de Porto União o Morro da Cruz, a recepção do Monge na casa oficial do Coronel Amazonas que fica atualmente está localizado no distrito de São Cristóvão em União da Vitória a conhecida casa azul. E a profecia da fonte enchente de 1983, quando a cruz caiu devido a situação climática da época.
A peça teatral deixou um breve relato do que foi está guerra e os prejuízos e benefícios para o momento atual.
Toda a produção para o teatro foi desenvolvida pela equipe da instituição como as roupas, cenário e os ensaios feitos pela equipe Maiara de Bairros Rodrigues dos Santos, Alisandro Martini, Jaquelline Maria Cardoso, Jefferson Ortins e Marciel Borges.
Destacando que depois da apresentação no Festival Nossa Arte, o grupo do teatro da APAE de Porto União, já recebeu dois convites para se apresentar, sendo um para o grupo da terceira idade de Porto União, no seu encontro em São Miguel da Serra e outro na cidade de Matos Costa que leva o símbolo da Sentinela do Contestado.
Foto: Comunicação APAE Porto União