Para lembrar o Dia Internacional de Síndrome de Down, na manhã de terça-feira, 21 de março, ocorreu uma apresentação de um teatro de fantoche no pátio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Porto União, que chamou muito a atenção de alunos e professores sobre o tema com o intuito de dizer que dentro de uma escola todos são iguais.
A ideia de fazer o teatro foi idealizado pelas professoras Maiara de Bairros Rodrigues dos Santos e Tatiane Feijó, que tiveram o total apoio dos alunos que pegaram a folha com o texto da peça teatro e foram para a encenação. A história envolvia um professor chamado Raimundo, aluna Julia e um animal (sapo) com o nome Pedrinho. Julia no dia 21 de março levou o seu amigo Pedrinho para a escola e teve o apoio do professor Raimundo para conversar com os colegas sobe o tema Síndrome de Down, e enfatizar que cada um tem seus problemas ou limitações, mas todos são igual e merecem respeito.
Durante a sua fala o professor Raimundo destacou: “Que no Brasil, existem aproximadamente 300 mil pessoas que tem essa alteração genética”, se referindo ao trissomia do cromossomo 21, que é uma alteração genética produzida pela presença de um cromossomo a mais, o par 21. Isso quer dizer que as pessoas com síndrome de Down têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.
A primeira descrição clínica dos sinais característicos da pessoa com SD ocorreu em 1866. O termo “síndrome” significa um conjunto de sinais e sintomas observáveis e “Down” designa o sobrenome do médico pediatra inglês John Langdon Down, que realizou a primeira descrição da SD.
Ao final do teatro de fantoche, muitos aplausos foram dados para os alunos que fizeram parte do teatro. Lembrando que informação é fundamental para a saúde do ser humano, e pensando nisso, a APAE de Porto União, tem a disposição da sociedade e em destaque das escolas o Programa Prevenir, que leva orientações para crianças, jovens e adultos sobre a importância de cuidar da saúde em todos os momentos. Para saber mais sobre o Prevenir entre em contato com a APAE (42) 3522 23 87 ou diretamente na instituição, na avenida João Pessoa nº 619, centro de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Foto: Comunicação APAE Porto União