Um valioso trabalho de artesanato foi concluído pelos alunos que fazem parte da turma do Serviço de Convivência (SC I), da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Porto União, que tem como coordenadora a professora Laura Maira Valin. O trabalho foi desenvolvido com criatividade e muita atenção para ao final ter um lindo quadro com a borboleta.

Segundo a professora a primeira etapa da atividade foi fazer todo o bordado, onde os alunos puderam utilizar a cor que preferissem de lã para fazer a sua borboleta e está atividade teve um prazo um pouco mais entendido, pois cada um pode fazer ao seu tempo, mas seguindo as determinações da educadora.

Depois de finalizado a primeira etapa que foi o bordado, com o apoio da sala de Artes em fornecer o material em MDF, entre outros os alunos iniciaram a construção de um quadro, que com todo o cuidado foi montada a sua moldura com a utilização de cola. Depois de finalizado a construção desta etapa com o apoio da professora Laura, a tela foi montada e depois de seca um registro fotográfico no jardim de APAE de Porto União, para mostrar que a natureza é maravilhosa. Os alunos puderam levar a sua atividade para casa e colocar no seu ambiente familiar pra deixar o espaço, mas bonito com uma linda obra de arte feita artesanalmente.

A educadora destaca como foi feito todo o trabalho e da sua importância para a saúde dos alunos. “Os trabalhos manuais são as atividades físicas ou estéticas realizadas com as mãos. Muito são os benefícios gerados por essa ação, destacando-se alguns para a preservação do cérebro. Podemos classificar em três categorias as atividades que se relacionam com as funções neurológicas:

1-        Aquelas que ativam o sistema de recompensa do cérebro, liberando dopamina, causando sensação de bem-estar e prazer;

2-        As que preservam a função cognitiva na velhice;

3-        As atividades que promovem a resposta de relaxamento;

Em consequência desses pontos abordados, as atividades manuais vão estimular o sistema nervoso, amenizando os efeitos das doenças relacionadas ao estresse e o risco de sofrer demência. E também ocorrerá o estímulo de formação de redes neuronais no cérebro, impulsionando o desenvolvimento cognitivo, ativando os seguintes aspectos: criatividade, concentração, atenção, coordenação entre sentidos: olho e mão, percepção espacial, destreza motora, autoconceito e a autoestima”, declarou a professora Laura.

Foto: Comunicação APAE Porto União