No final da tarde de quinta-feira, 19 de outubro no último dia da 12° edição do Festival Nossa Arte etapa Estadual na cidade de Lages, ocorreu a apresentação da peça teatral ‘O Monge’ da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Porto União, que levou ao público presente como pela rede de comunicação da Federação das APAEs um pouco do que a Guerra do Contestado, nas cidades de Porto União e União da Vitória.
A peça que foi apresentado em Lages foi escrita pela educadora Jaquelline Maria Cardoso e teve o apoio de mais professores da APAE de Porto União, na gravação do roteiro e também na montagem do cenário, que faz uma breve apresentação do que foi a Guerra do Contestado (1912-1916) e da presença de um homem conhecido de João Maria, que fez várias profecias sobre o Rio Iguaçu que corta as cidades de Porto União (SC) e União da Vitória (PR).
Para quem acompanhou a história não pode deixar de lembrar da situação que as duas cidades estão vivendo neste momento com mais uma cheia do rio que já passa dos 8,26 deixando muitos familiares em abrigos ou em casa da familiares. E o momento de fé novamente faz o povo a pedir proteção, a volta do rio ao seu leito normal e a força para retornar a vida normal.
Segundo a equipe da APAE de Porto União, a ideia de levar este trabalho para o Festival Nossa Arte, foi contar um pouco da história do Estado de Santa Catarina e que muitas pessoas não sabem ou tem pouco conhecimento de tal relevância.
Os atores:
A peça tem como atores os alunos: Gustavo Henrique Costa, Luiz Paulo Alexandrino Pereira, Simone Cristina Piecharki, Janaina Lopes de Lima Thorhauer, Diego Colaço da Silva, Andrea Rocha, Marino Chavarski, Roger Jose Delorenzo, Viviane Cristina Vergopolan, Luan Gabriel Britto, Maicon Holowaty e Adriano Selzler. E a coordenação da professora Maiara de Bairros Rodrigues dos Santos.
Foto: Comunicação APAE Porto União