Durante o mês de setembro, as educadoras da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Porto União, deram uma atenção nas atividades com o tema: Setembro Amarelo e da valorização da Vida. Segundo a equipe Pedagógica e direção da instituição em todas as salas o tema foi trabalhado numa forma de orientação.

Uma das atividades desenvolvidas com as turmas da Estimulação Precoce e Atendimento Educacional Especializado (AEE), foi a iniciativa de fazem o plantio de girassol, unido a cor amarela, com o tema da logo da APAE do Brasil. Além de fazer o plantio, o trabalho também seguiu a programação indicada pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) que é os cinco sentidos e de ter acesso as novas ações que podem ser feitas no dia a dia do aluno junto a comunidade e sua família.

Outra ação foi a entrega de um pacotinho com o dizer: “Setembro Amor Elo. Você não está só!” e junto sementes de girassol para as pessoas fazer o plantio em sua casa e um chocolate. Está atividade teve como objetivo alcançar os colaboradores da instituição como as famílias que diariamente trazer os filhos para a APAE de Porto União, como também o repasse de informações na sala da recepção da APAE com mensagens na TV.

Falar deste tema Setembro Amarelo que é a prevenção ao Suicídio é algo que a sociedade ainda tem medo de debater. Em Porto União e União da Vitória, existe o União Pró-Vida, que faz um trabalho de ajuda para as famílias e para as pessoas que por algum motivo pensa em tirar a própria vida. Você pode fazer a sua parte em ajudar alguém, basta dar a atenção, conversar, ouvir e ligue para os telefones (42) 98890 02 79 24 horas / (42) 98815 60 81 ou (42) 3523 72 17.

Setembro Amarelo:

Setembro Amarelo marca a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Durante todo o mês, a iniciativa tem como objetivo chamar a atenção para a importância de discutir e promover ações a respeito do suicídio.

De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), desde 2014, em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), o Brasil realiza essa campanha de conscientizar a sociedade e fomentar com informações relacionadas à prevenção do suicídio no país.

Nesse sentido, em sua nona edição, o tema é “Se precisar, peça ajuda!”. Vale ressaltar que a campanha é realizada durante todo o mês de setembro, mas o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é celebrado no dia 10/09 e endossado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo a OMS, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo. Mas também informa que existem episódios subnotificados, o que pode chegar a mais de 1 milhão de casos. No Brasil, a estimativa é de 14 mil casos por ano, o que leva em média trinta e oito pessoas cometem suicídio por dia. Entre 2010 e 2019, o país registrou em torno de 112.230 mil mortes por suicídio.

Foto: Comunicação APAE Porto União