O trabalho de união entre Educação e Saúde na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Porto União, teve mais uma página escrita na manhã de segunda-feira, 18 de setembro, no espaço da Casa Vida Diária, onde os alunos puderam fazer uma salada de frutas e receber as dicas da importância de ingerir este alimento durante o ano.

A atividade foi desenvolvida com os alunos das professoras Claudete Rodrigues Vieira e Marli Richardt, que atuam nas turmas da Atendimento Educacional Especializado (AEE I e II) e para a realização da atividade tiveram o apoio da Terapeuta Ocupacional (T.O), Suzana Zielinski e da Nutricionista Renea Barbosa do Prado. A primeira ação foi feita pela T.O que explicou quais eram as frutas e em seguida com a ajuda dos educadores fizeram o corte das frutas. Depois da ação foi a vez da Nutricionista entrar em ação com as orientações sobre a importância de comer as frutas e com a utilização do dinossauro comedor de frutas foi incentivado os alunos a se alimentar das frutas junto com o dinossauro. Ao final todos ganharam um copinho com a salada de fruta para poder comer todos juntos na hora do lanche.

Segundo a T.O Suzana, este trabalho faz toda a diferença para a qualidade de vida do educando. “Nessa atividade nosso objetivo foi o aperfeiçoamento da praxis em relação a alimentação e questões de seletividade alimentar. O treino de AVDs favorece a busca pela integração dos sistemas motor, sensorial, perceptivo, cognitivo e emocional promovendo maior grau de independência. Seletividade Alimentar é caracterizada pela recusa alimentar, pouco apetite e desinteresse pelo alimento”, concluir a T.O.

Já por parte da Nutricionistas Renea, ela já colocou em prática alguns conhecimentos que recebeu durante o final de semana no VI Congresso Interamericano de Autismo, que ocorreu em Curitiba e que na edição de 2023, enfatizou a alimentação para o público Autista e das turmas do AEE.

Lembrando que a Casa Vida Diária, da APAE de Porto União, foi desenvolvida pela equipe da instituição e concretizada com recursos do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD).

Foto: Comunicação APAE Porto União