O serviço voluntário na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Porto União é outro destaque que vem ganhado ênfase, e ajudando no desenvolvimento dos alunos para o ensino e aperfeiçoamento para as atividades no dia a dia junto à sociedade e a família. Um dos trabalhos é sobre a música, onde a APAE conta com o apoio das voluntárias Gisa Storck, que há 15 anos está à frente do Coral Amor Especial e também com o voluntariado de Fabíola Vier Ramos, formada em Licenciatura em Música.
O trabalho que é desenvolvido por Fabíola em sala de aula tem segundo ela a chance de levar o que é a músicas, as notas, os instrumentos e da oportunidade de cada aluno mostrar o seu potencial. Ainda segundo Fabíola um dos métodos utilizado para o ensino da música do A ao Z é as atividades de vão ajudar no raciocínio com a utilização de caça palavras, e outras dinâmicas que os alunos podem usar. Além disso, em outros momentos já foi utilizado o violão e todos puderam cantar e ouvir música do ritmo que gosta e assim cada um pode conhecer melhor o colega e as diversas formas de levar um recado ou informação através da boa música, como da atenção, raciocínio lógico, resolução de problemas, memória e habilidades visuais espaciais.
Fabíola, além de colocar todo o conhecido do banco de ensino da PUC, também atende aos pedidos dos alunos e colaboradores da APAE para valorizar ainda mais a união do grupo e do incentivo da música.
A voluntária:
Fabíola Vier de Ramos tem 31 anos é formada em Licenciatura em Música, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC / PR), em 2016. Foi professora auxiliar durante o curso, e teve o convite por parte da diretora da APAE de Porto União, Lorena Scheffer Redolfi, para realizar o serviço voluntário na APAE, aonde vem aplicando o seu conhecimento para os alunos. As atividades na instituição ocorrem nas tardes de terça-feira e quinta-feira. Fabíola trabalha com a mãe prestando serviços para o Cartório de Imóveis, e gosta de dançar, cantar e tocar instrumento de percussão e ter curso de Alemão pela KNN.
Foto: Comunicação APAE Porto União