Na manhã de terça-feira, 08 de agosto, os alunos e colaboradores da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Porto União, tiveram a visita mais que especial do Spock que é cão da raça Pug, que fez toda a alegria de alunos e tal atividade faz a diferença para o bem-estar dos educandos.
O cão Pug é de propriedade da senhora Morgana que trabalha na farmácia PanVel de Porto União e sempre está se fazendo presente na APAE de Porto União, para ajudar de alguma forma a instituição como também os alunos da instituição. Segundo a coordenadora da Saúde da APAE, Flávia Maria Salvatti, ter a presença de um animal de estimação para que os alunos tenham contato faz toda a diferença para o trabalho que é realizado no dia a dia em prol da qualidade da saúde e bem-estar de cada um.
Estimula crianças:
Diversos problemas infantis podem ser melhorados com o convívio com animais. Um exemplo é a melhora do quadro de portadores de autismo. Elas têm muita dificuldade no contato social e a simples presença de um animal treinado associada a atividades adequadas para eles auxiliam nesse desenvolvimento.
Estudos mostram que as crianças autistas apresentam diminuição nos comportamentos negativos, como agressividade, alienação, isolamento, entre outros com a presença de cães nas seções. Hiperativos também encontram benefícios com essa terapia. O bichinho pode deixar a criança mais calma.
Benefícios para os idosos:
O contato é muito benéfico para pessoas com mais idade. À longo prazo, atividades e terapias com animais podem ajudar a amenizar sintomas depressivos, aumentar a socialização de alguns idosos e até mesmo incentivar a adesão a outras terapias.
Foto: Comunicação APAE de Porto União