Cada pessoa ao nascer ter garantido o seu documento conhecido como Certidão de Nascimento. O segundo documento na vida é o Registro Geral (RG) seguido do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e ter esses documentos em destaque o RG faz com que o cidadão tenha garantido em lei os seus direitos e deveres a serem cumpridos na coletividade. Com essa ideia a professora Laura Maiara Valin da turma do Serviço de Convivência I (SC I), trabalhou a importância do RG na vida do aluno.

Antes de iniciar a atividade de confecção em papel sulfite do RG a educadora fez a devida explicação da importância do documento na vida de cada um. Outro ponto que foi colocado na atividade é o dia a dia e os dados pessoas que cada um tem como idade, nome, sexo, afiliação, e enfatizou que os dados pessoas devem ser protegido como prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) lei: 13.709 de 14 de agosto de 2018.

Para realizar a atividade os alunos primeiro fizeram a capa do seu RG, colocando a foto e inserindo a sua digital e assinatura. Em seguida as informações pessoas como nome, idade, sexo, nome do pai e mãe e qual a sua deficiência. Nas páginas seguintes a ideia da professora foi ter informações para que nas próximas aulas sejam trabalhos novos temas como o que cada um faz em casa, o que gosta de fazer, sobre a família e a presença no dia a dia com os colegas e finalizando o documento com a foto da turma.

Segundo Laura, o que mais chama a atenção que cada um escreveu é o seu dia a dia em casa, com as mesmas ações e que isso pode ser diferente com a união da família ao fazer outras atividades como ver um filme juntos, tomar um café com uma boa conversa, um passeio no final da tarde ou no final de semana, fazer com que novas atividades sejam colocadas para fortalecer o vínculo familiar e dar o apoio ao aluno. Outro ponto enfatizado pela professora que fazer está atividade é mostra para o aluno que ele pode fazer coisas novas e saber que ele tem capacidade.

Foto: Comunicação APAE Porto União