Sobre nós

APAE de Porto União

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE é uma entidade civil, filantrópica, de caráter cultural, assistencial e educacional, sem fins lucrativos. Ela possui autonomia administrativa e jurídica perante a administração pública e as entidades privadas.


A APAE de Porto União atende diariamente e de forma gratuita pessoas com deficiência intelectual e múltipla de todas as idades há 48 anos. O trabalho desenvolvido pela instituição preza pela qualidade de vida de seus usuários, proporcionando atendimentos nas áreas da saúde, educação e assistência social as famílias também.


Os serviços ofertados são de atividades em sala de aula, realizadas pelos professores, aulas de informática, artes e educação física e os atendimentos nas áreas de: odontologia, neurologia, psiquiatria, serviço social, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, neuro psicopedagogia, nutrição e técnico em enfermagem. O atendimento realizado em nossa APAE é único no município que beneficia a pessoa com deficiência e suas famílias.



Nossa história


No dia 17 de junho de 1972, um grupo de pessoas da comunidade de Porto União reuniu-se na sede do CROP (Centro Regional de Orientação Pedagógica), pela primeira vez, com o intuito de fundar a APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - nesta cidade. Nesse primeiro encontro, formou-se uma equipe que ficou encarregada de elaborar os estatutos e indicar as pessoas que iriam compor a chapa da primeira diretoria. Quatro meses após essa reunião, toma posse a primeira diretoria, tendo como presidente o Sr. Ari Kruger dos Passos. No dia 21 de junho de 1972, foi inaugurado o CRANS (Centro de Recuperação Antonieta Nogueira Soares). Na inauguração, o presidente Sr. Ari Kruger dos Passos salientou o espírito humanitário do casal Dr. Lauro Muller Soares, justificando a escolha da Senhora Antonieta Nogueira Soares para patronesse da escola.


Em março de 1973, iniciaram-se as aulas, num prédio do colégio São José que estava alugado para a Prefeitura Municipal de Porto União, e esta cedeu as dependências para o funcionamento da Escola Especial Antonieta Nogueira Soares, hoje, Instituição Especializada em Educação Especial Antonieta Nogueira Soares - IEEE. Hoje, a escola funciona com sede própria, na Avenida João Pessoa, 619, centro de Porto União. Essa foi adquirida em 11 de julho de 1975 pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE por meio de verba concedida pelo governo do estado de Santa Catarina. A APAE é uma entidade civil e filantrópica, sem fins lucrativos, de abrangência municipal, a qual mantém a Instituição Especializada em Educação Especial Antonieta Nogueira Soares, o seu serviço destina-se à reabilitação, assistência e integração da pessoa com deficiência na sociedade, procurando oferecer oportunidades de trabalho para que este supere, na medida do possível, suas dificuldades. A APAE busca por meio de recursos existentes e disponíveis, o desenvolvimento intelectual, social, e físico dos seus alunos.


Nossa missão


A missão da APAE é promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção e orientação, prestação de serviços educacionais, apoio à família, direcionadas à qualidade de vida da pessoa com deficiência, buscando assim a construção de uma sociedade justa e solidária.

Nossa visão


Manter-se como instituição de referência no atendimento ao Deficiente Intelectual e/ou Múltiplo nas áreas de Assistência Social, Educação e Saúde.

Seja um voluntário da APAE de Porto União

accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent lup delenit augue duis dolore te feugait nulla facilisi. Nam liber tempor
Mirum est notare quam littera gothica, quam nunc putamus parum claram, anteposuerit litterarum formas humanita